domingo, 10 de fevereiro de 2013

Game of Thrones : tudo sobre o seriado e a trilogia de livros


Game of Thrones  não é uma série famosa por acaso. Essa é considerada por muitos a maior obra de fantasia épica desde "O Senhor dos Anéis".

Primeiro, é necessário falar sobre os livros que inspiraram a série de televisão americana, que consistem em 5 volumes publicados e mais 2 planejados. O nome original da trilogia é "A Song of Ice and Fire" (As Crônicas de Gelo e Fogo), sendo que o primeiro romance chama-se "A Game of Thrones" (Guerra dos Tronos), título que certamente inspirou o nome do futuro seriado.

Algo que impressiona algumas pessoas é o fato de que os romances são realmente longos. Na edição brasileira, os dois primeiros volumes possuem cerca de 600 páginas (o terceiro possui uma quantidade ainda maior) e uma letra considerada pequena. Uma história extensa como essa até poderia deixar a leitura tediosa (o que, infelizmente, ocorre algumas vezes), mas esse recurso é realmente necessário, e George R. R. Martin, o autor, termina cada capítulo com um mistério que engata o leitor. 

Mas, afinal, por que esse recurso seria necessário? Seria necessário pois um dos aspectos que tornam a obra especial é a proximidade com os personagens. Com todo o tempo que nós passamos lendo o romance, começamos a entender o comportamento específico de cada herói (e vilão), algo que torna os personagens mais "reais" e desenvolve as diferentes características de cada um. 

A série de televisão, que estreou em 2011, foi creditada por aumentar a fama dos temas de fantasia devido à sua grande popularidade. Sua primeira temporada venceu o Emmy de melhor desenho de créditos principais e o ator Peter Dinklage conquistou o Globo de Ouro e o Emmy de melhor ator coadjuvante.

A história de Game of Thrones mescla três diferentes situações: a disputa dinástica pelo trono dos Sete Reinos de Westeros, o desejo pelo poder vindo da filha exilada de um rei assassinado (Daenerys Targaryen) e o perigo da chegada de seres ameaçadores conhecidos como Outros. 

Alguns fatos interessantes:

- Na série, há dois idiomas principais: o idioma comum de Westeros e a língua dothraki (que já possui mais de 2500 palavras em seu léxico).

- Apesar de tratar-se de uma série fantástica, George R. R. Martin sempre tenta aplicar temas realistas em sua obra, criando personagens que fogem do estereótipo maniqueísta, além de não importar-se em matá-los durante a história (algo que muitas vezes surpreende os leitores). 

- Para desenvolver os romances, o autor pesquisou sobre as Cruzadas, a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Rosas. 

- Em um romance anterior chamado Avalon, Martin descreve uma cena em que vários jovens encontram morto um lobo gigante e apoderam-se dos filhotes do animal (algo semelhante ocorre no primeiro livro da trilogia As Crônicas de Gelo e Fogo). 

0 comentários:

Postar um comentário